/ Projetos

Sintomas Mórbidos

O título do livro Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira, escrito pela socióloga, feminista e uma das youtubers mais radicais à esquerda nas redes, Sabrina Fernandes, remete ao interregno pensado pelo revolucionário italiano Antonio Gramsci na famosa passagem do seu Cadernos do Cárcere: “o velho está morrendo e o novo não pode nascer; neste interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece”. Isso se encaixa como uma luva no Brasil contemporâneo depois do verdadeiro terremoto político causado pelas manifestações de Junho de 2013 e seus ecos. O equilíbrio desequilibrado que sustentava a frágil democracia liberal brasileira, aparentemente, se desfez. Como consequência, temos um perturbador entretempo: de fragmentação das esquerdas e ascensão da extrema-direita — sobre o qual Sabrina Fernandes disserta, por uma perspectiva marxista, apresentando a noção crise de práxis como uma chave para o entendimento do que se passa, ao passo que possibilita (e mira!) na superação da pós-política e da ultrapolítica e na construção de uma utopia concreta e realizável, fator crucial na revolução necessária do nosso porvir.

O livro físico está disponível online e em diversas livrarias, assim como em e-book. Confira onde adquirir o seu aqui.

Sumud

Sumud: vozes da terra palestina é um documentário que foca na existência e resistência cotidiana dos palestinos que, mesmo 71 anos depois, não desistem de lutar contra a colonização e sonham em ver sua terra liberada.

Sumud é sobre organizadores locais que tentam passar a mensagem de luta para a nova geração, sobre mães e pais que perseveram diante de seus filhos encarcerados injustamente, jovens mulheres que debatem feminismo mesmo enquanto soldados invadem seu campus universitário, refugiados que plantam comida orgânica em seus telhados, um vilarejo que protege a oliveira mais antiga da Palestina da gana do muro da vergonha, beduínos que constroem com bioconstrução para burlar as restrições de cimento e ferro que Israel lhes impõem e muito mais.

O documentário é uma tentativa de retratar o povo palestino de forma humanizada, dando aos entrevistados a oportunidade de contar suas histórias, seus receios e seus anseios. É um documentário voltado para entendermos porque esse povo resiste há tantas décadas e de onde vem a força para resistir por muitas mais, caso necessário. É também uma ferramenta de conscientização, para que possamos nos juntar ao povo palestino e transformar a resistência de hoje na construção de uma Palestina livre.

Contribua em: catarse.me/sumud

Tese Onze

Canal de YouTube produzido inteiramente pela Sabrina com intuito de fazer divulgação científica-política. Análises sociológicas e marxistas.

teseonze.com.br | youtube.com/teseonze | twitter.com/teseonze

Para apoiar: apoia.se/teseonze | paypal.me/teseonze

Fogo no Parquim

Fogo no Parquim é o podcast original criado e produzido por Debora Baldin, Gabrielle Nascimento e Sabrina Fernandes. Estreia: agosto 2019.

twitter.com/fogonoparquim | instagram.com/fogonoparquim | https://fogonoparquim.pinecast.co

RSS feed: https://pinecast.com/feed/fogonoparquim